terça-feira, 7 de julho de 2015

No Recife, rio Capibaribe vai ganhar estação com área de lazer Ruínas de um antigo cais serão reformadas, no bairro de Santo Antônio. Local terá espaço de contemplação, ponto comercial e centro de informação. Do G1 Cais do Imperador, no Recife. (Foto: Inaldo Lins / Divulgação )


A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (6) a construção de uma nova área de lazer no bairro de Santo Antônio. As ruínas de um antigo cais, na Avenida Martins de Barros, passarão por obras para se transformar na "Estação Eco-turística Cais do Imperador”. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o espaço, que também foi utilizado como uma subestação de ônibus elétricos, receberá esse nome por ter sido construído em 1859, para o desembarque do Imperador Dom Pedro II e sua família, em visita à cidade.
Orçado em R$ 632 mil, o projeto prevê a recuperação do que já existe e a construção de novos elementos. O Cais do Imperador será formado por uma área aberta para contemplação, um ponto comercial, um posto de informação turística e um econúcleo. Também haverá um local para pequenas exposições e apresentações culturais.
A edificação usada na operação de ônibus elétricos será demolida e, no lugar dela, será construído um ponto gastronômico, com espaço para mesas em áreas interna e externa. O empreendimento, que será escolhido por meio de seleção pública, ficará responsável pela manutenção e operação de todo o espaço.
Os banheiros públicos, hoje localizados nas extremidades do Cais do Imperador, serão transformados em centro de informação turística e num econúcleo, um espaço voltado à educação ambiental para crianças e jovens, e à divulgação de informações ecológicas. Embora as edificações dos banheiros ganhem nova função, a arquitetura deles datada da primeira metade do século 20 será preservada. De acordo com a secretaria, a previsão para o término das obras é de seis meses.
Segunda etapa
Numa segunda etapa, o projeto prevê a construção de um píer para que pequenas embarcações possam atracar no local. A idéia é integrar as atividades do econúcleo com o barco-escola da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário