quinta-feira, 9 de julho de 2015

Chuva faz dobrar o nível da barragem de Botafogo, em Igarassu, PE Reservatório que abastece parte da RMR acumula 30,57% da capacidade. Situação em Jucazinho é a mais preocupante: ela tem apenas 4% de água. Do G1 PE


Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, está no limite de sua capacidade (Foto: Reprodução / TV Globo)
A chuva dos últimos dias fez subir o nível de algumas barragens de Pernambuco e diminuir o risco de faltar água na torneira do consumidor. Na Região Metropolitana do Recife, o nível da barragem de Botafogo, que abastece os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda, quase dobrou: em uma semana, subiu de 19,23% para 30,57% da capacidade.
A barragem de Pirapama está completamente cheia desde o mês de junho. Ela abastece parte do Recife, Jaboatão dos Guararapes e também o Cabo de Santo Agostinho.
O nível da barragem de Tapacurá, responsável pelo abastecimento do Recife, de Jaboatão, de São Lourenço da Mata e de Camaragibe, também aumentou com a chuva deste fim de semana. Ela está com 62,29% por cento da capacidade.
A situação mais preocupante é a da barragem de Jucazinho, que abastece 15 cidades do agreste. Lá, o nível baixou: em maio, ela estava com quase 6% da capacidade. Agora, está chegando a pouco mais de 4%.
A margem de segurança estabelecida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é que a barragem esteja com, no mínimo, metade da capacidade total.
saiba mais
Chuva eleva nível de barragens que abastecem o Grande Recife
Barragem de Jucazinho, no Agreste, está com menos de 6% da capacidade
Orçada em mais de R$ 5 milhões, obra de barragem está paralisada em PE
No Grande Recife, chuvas melhoram nível do reservatório Botafogo
Compesa poderá usar volume morto em barragem do Grande Recife
Falta de chuva deixa barragens de cidades de PE em situação de alerta
Baixo nível da Barragem de Botafogo impõe racionamento no Grande Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário