terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

População cobra solução para Estrada do Passarinho, em Olinda. AuthorPostado por: Jornalismo Redação CategoryEm: Olinda Tags.


Dos 3,1 quilômetros da Estrada do Passarinho, em Olinda, um trecho de 300 metros gera dor de cabeça na maior parte do ano para quem passa pelo local. Os buracos na pista são tantos e tão grandes que praticamente não dá mais para ver que ali já houve asfalto. O problema piorou nesses últimos dias, quando chuvas fortes atingiram a Região Metropolitana do Recife. Os moradores do entorno dizem que a prefeitura até já prometeu recuperar o pavimento, mas pleiteiam por uma solução definitiva, e não por paliativos, para não terem que passar o próximo inverno com a lama na porta de casa.
O trecho em situação precária surge quando a estrada passa ao lado da Reserva de Floresta Urbana do Passarinho. A água provém da mata e parece se acumular nas extremidades da pista. O esgoto que escoa por uma vala também se mistura à terra molhada, ao barro e às pedras colocadas na tentativa de amenizar a profundidade das crateras. Não tem jeito: os condutores têm que reduzir muito a velocidade para não provocarem danos aos veículos. Por ligar a BR-101 a Olinda e à Zona Norte do Recife, a rota é utilizada por veículos pesados, como caminhões, mas também é importante para pequenos deslocamentos na região feitos por pessoas em motos e bicicletas. Para essas, o risco é ainda maior por conta do terreno acidentado sob os buracos. Crianças da localidade passam o dia ganhando centavos em troca de orientar condutores pouco familiarizados à estrada sobre por onde é seguro passar.
A Estrada do Passarinho é rota de uma linha de ônibus, a 852-Caixa D’Água/TI Xambá. Em 2015, a dificuldade para fazer o itinerário revoltou tanto que motoristas e cobradores suspenderam a operação da linha como forma de protesto. Quase três anos depois, o problema se repete.
Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário