quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em PE, estudo revela que só metade dos namorados vai comprar presente Pesquisa da Fecormécio aponta que crise no país afeta a data romântica. Maior procura dos namorados é por roupas, cosméticos e perfumes. Do G1 PE


A comemoração do Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira (12), deverá ser mais contida em Pernambuco. Levantamento realizado pela Federação do Comércio (Fecomércio) no estado aponta que só 51% dos namorados entrevistados devem gastar dinheiro com presentes. No ano passado, o número de pessoas que iriam dar presentes correspondia a 61%, de acordo com a pesquisa. Nos shoppings do Recife, as pessoas estão reclamando dos preços altos e também da crise que, segundo eles, está apertando no bolso.
Apesar da baixa procura, as lojas estão investindo no consumidor romântico. A preferência é pelas roupas, sendo a intenção de compra de 40,9% dos pesquisados. Os perfumes e os cosméticos vêm na sequência, com 26,8%, acompanhados dos calçados (14,5%) e bolsas e carteiras (12%) . As joias ficaram no fim da lista, com 11%. Eletrônicos como celulares e tablets estão fora da lista, porque nem pontuaram na pesquisa de intenção dos namorados.
De acordo com economistas, esse comportamento reflete que o dinheiro está pouco em 2015. "Não é falta de romantismo, mas a atual conjuntura econômica. Endividamento, desemprego e falta de dinheiro são os três motivos principais apontados na pesquisa", contou o economista Rafael Ramos. "A gente tenta dar um presente que agrade, mas o preço está bem difícil", completou Patrícia Albuquerque, consultora de relacionamento.
As roupas são as mais procuradas pelo preço mais baixo. Mesmo assim, em algumas lojas de vestuário, a procura está muito abaixo do esperado, mesmo com promoção. "A gente comprou mercadoria, para homens e mulheres, mas a crise está deixando o movimento a desejar", disse Tânia Claudino, gerente de uma loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário