quarta-feira, 15 de abril de 2020

JORNALISMO É INFORMAÇÃO... E NOTÍCIA NÃO É A VERDADE DE CADA UM


Infelizmente, tem gente que não tem a menor noção do que é Jornalismo. Lê as notícias sem tirar a sua lente ideológica. Quer que o jornalista/veículo publique informações de acordo com o seu interesse pessoal ou político. Jornalista limita-se a informar, registrar, descrever e narrar fatos, buscando ser imparcial e ético.
Mas há "leitores" que, quando não se veem refletidos na notícia, quando não leem nada o seu interesse pessoal ou que possa tirar proveito, começam a escrever asneiras e criticar o profissional/veiculo. Muitos (coitados!) nem sabem escrever direito; têm dificuldade para materializar as ideias através da escrita. Mas, são bons de xingamentos.
Infelizmente, jornalista é aquele profissional quase sempre odiado, porque fala a verdade, denuncia irregularidades e arbitrariedades; usa a isenção e a imparcialidade e, quase nunca, dá atenção aos falastrões e aproveitadores.
É isso mesmo: Jornalismo é um sacerdócio. É coisa séria, feito por profissionais sérios, competentes, que respeitam o Código de Ética profissional e que não se intimidam com um simples latido ou a cara feia de um leitor qualquer.
Infelizmente, não dá para ser diferente, não dá para agradar a todos, não dá para ser cúmplice de vigaristas.
Alexandre Acioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário