quarta-feira, 11 de julho de 2018

Olinda discute nesta quinta-feira tombamento de torre da TV Manchete. AuthorPostado por: Acioli Alexandre CategoryEm: Olinda Tags Cultura, Imprensa, TV.Na próxima quinta-feira (12), o Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda deverá oficializar a abertura do processo municipal de tombamento da antiga torre da TV Manchete e do terreno de oito hectares onde ela está localizada, no bairro de Ouro Preto.



De acordo com a secretária executiva de Patrimônio na Prefeitura de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, a expectativa é que, no mesmo dia, os conselheiros avaliem o pedido e tomem uma decisão o sobre o assunto.
No dia 11 de junho, a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e a Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca) deram entrada no Conselho com o pedido de inclusão da torre da TV Manchete como área de proteção. No ano passado, a AIP também apresentou requerimento e proposta de tombamento à Secretaria de Cultura e Fundarpe.
A torre de transmissão da antiga TV Manchete foi projetada na década de 1980, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido do jornalista e empresário Adolpho Bloch.
A Manchete (hoje Rede TV! Recife) iniciou as suas atividades em 05 de junho de 1983. A AIP argumenta que o imóvel é de “destacado valor arquitetônico” e “representa a história da Imprensa de Pernambuco”.
Atualmente, no terreno da antiga emissora, estão morando cerca de 60 famílias, que há mais de um mês se instalaram no local, de olho no abandono da área.
Leia também: Olinda tem obra de Oscar Niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário